Aperam e Família Schurmann, uma parceria além mar

.

Expedição Oriente: muita aventura e inovação

 

Como você pôde ver no vídeo acima, a Expedição Oriente foi uma viagem especial. Ela foi a terceira volta ao mundo realizada pela família Schurmann e, em pouco mais de dois anos ao mar, o veleiro Kat percorreu mais de 50 portos e quase 30 mil milhas!

A escolha da rota não foi aleatória: a família queria refazer a rota presente nos registros dos navegadores chineses de 1421 e desvendar os seus mistérios. Durante a expedição, os Schurmann passaram por cinco continentes e acumularam histórias inesquecíveis. Entre os 29 países que visitaram, estão: Argentina, Austrália, Nova Zelândia, China, Japão, Singapura e Madagascar.

 

O Veleiro Kat


O Veleiro Kat foi construído usando 30 toneladas de aço inox! Esse elemento esteve presente desde os tanques de água, passando pelo casco e polpa e chegando aos aposentos dos tripulantes, marcando presença na cozinha e nas cabines.

O inox não foi escolhido atoa. Suas propriedades de higiene, durabilidade e segurança foram os fatores que mais chamaram atenção da família na hora de escolher esse material.

A Aperam fez algumas perguntas para o capitão da Expedição Oriente, Vilfredo Schurmmam, sobre a experiência em ter um veleiro em inox. Confira a entrevista:

1) Como você avalia o desempenho do inox durante a viagem? Pela necessidade de manutenções, é possível fazer um comparativo entre os veleiros usados anteriormente e o Kat?

O aço inoxidável que utilizamos é um produto fenomenal. Está novo depois de 2 anos de uso constante. Eu estou muito contente de ter optado em fazer grande parte do veleiro Kat com esse material, externa e internamente.

A opção de construir o veleiro com todo o deck em aço inoxidável foi uma decisão acertada. O veleiro Aysso, que demos duas voltas ao mundo, exigia uma manutenção constante, tinha que fazer pintura de dois em dois anos no deck. Se uma peça pesada caísse e arranhasse, imediatamente tínhamos que tratar o local. O deck de um veleiro está sempre varrido com agua salgada, se não tratar a oxidação imediatamente se inicia oxidação. No deck com aço inoxidável não existe esse problema.

3)  Qual é o futuro do veleiro Kat? O que a Família Schurmann planeja para ele com o fim da expedição Oriente?

O veleiro Kat irá navegar a partir de janeiro até o Rio de Janeiro com paradas em Santos, Ilhabela e Angra. Depois, iremos levá-lo para pintura de fundo, uma revisão e manutenção geral, preparando para uma nova expedição em 2018: um projeto que irá focar na sustentabilidade do nosso planeta água.

 

As inovações em inox não param por aqui!


Como você pôde perceber, o aço inox foi protagonista no Veleiro Kat e fez toda a diferença no sucesso da Expedição Oriente. Mas você sabia que o aço inox é versátil e tem sido utilizado em diversas indústrias?

Isso mesmo! Por sua versatilidade e acessibilidade o inox tem substituido diversos materiais e contribuido para a consutrução de um mundo mais sustentável.

Se você quer conhecer mais sobre o uso do aço inox e perceber como ele está presente no dia a dia, baixe o nosso e-book 11 Inovações em Aço Inox. Nele você encontra diversos cases de sucesso utilizando o inox.

Baixe o e-book e boa leitura ;)

Baixe o e-book 11 Inovações em Aço Inox!

Preencha o formulário abaixo e receba o material

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.